Estávamos sumidas, né? Mas por um ótimo motivo, estivemos em Milão pra conferir todas a tendências Isaloni 2019, vamos contar tudo por aqui.

Foram dois dias de Feira e três de Fuori Saloni, muito intensos. Andamos mais de 12 km por dia, tiramos mais de 2 mil fotos e em média 2 gelatos e 1 pizza por dia, SIM.

Brincadeira a parte vamos falar sobre as tendências?

– Materiais translúcidos

Desde telas, tecidos, vidro, chapas metálicas. A sobreposição desses materiais criando camadas interessantes trouxe efeitos e dinâmicas diferentes aos ambientes, muitas vezes como divisórias, detalhes decorativos.

Stand Muuto

Stand Muuto

Ivano Redaelli

– Sofás Modulares

Os sofás modulares não são nenhuma novidade, mas continuam firmes e fortes, dessa vez mesclando alturas, padrões e texturas.Living Divani

Poliform

– Estruturas metálicas

Continuam em alta, cada vez mais finas, resistentes, com perfis de led embutido. As chapas de aço sendo valorizadas em seu estado natural.

Estantes Porro

– Tapetes

Uma das maiores novidades foram as formas irregulares dos tapetes, com contornos assimétricos se assemelhando a materiais naturais.

CC Tapis

Em contraponto, vimos vários com contornos bem definidos, mas formas aleatórias e padrões geométricos fazendo um mix de formas puras.

 

Os tapetes também foram muito utilizados como obra de arte nas paredes.

 

Observamos também composições sem sobreposições, com tapetes de tamanhos e formas iguais, postos frente a frente obedecendo alinhamentos do ambiente.

Flexform

-Mesas

Mesas de jantar retangulares (Mesa quadrada foi cancelada), muitas com acabamento natural e cantos mais arredondados.

Carl Hansen

As mesas de centro de apoios continuam com formas, materiais e cores dos mais variados, fazendo belas composições.

 

 

Madeiras

Tons médios claros dominaram os ambientes, com acabamento mais fosco, nada brilhoso.

Resultado de imagem para isaloni 2019 milano design gandia blasco

Gandiablasco

-Iluminação

As maiores inovações do Isaloni 2019 foram nessa área.

Lanternas de jardim lindas, com boa iluminação e efeitos interessantíssimos.

Resultado de imagem para philippe starck in vitro

In Vitro by Phillipe Starck – Flos

Trilhos eletrificados cada vez mais finos e discretos que parecem estar embutidos na estrutura quando na verdade estão sobrepostos.

Atom by Piero Lissoni – Flos

E a maior novidade foram fitas eletrificadas, onde se acoplam vários tipos de luminárias nas mais variadas posições, deixando o projeto bastante flexível.

 vibia euroluce 2019

Encontramos por lá também, luminárias que mesclavam funções, como mesas de apoio e abajour, pendentes e vasos de plantas.

– Espelhos

Continuam apresentando molduras finas, com as mais diversas formas, tanto orgânicas quanto definidas, alguns apresentam pingentes ou detalhes soltos.

 

– Mobiliário

O mobiliário continua com estruturas metálicas e finas, tecidos confortáveis, aveludados, estampas criativas (como granilite e florais).

Observamos que muitos elementos foram dispostos em pares, como 2 criados mudos fazendo a vez de um grande ou duas luminárias formando um conjuntinho.

 

– Cores

Vimos de tudo por lá, teve quem apostou nos grandes contrastes e também quem apostou no minimalismo e monocromático.

Para nós, o foco do Isaloni 2019 ficou por conta das cores naturais, tons terrosos como a laranjas, terracota pontuados com verde claro e azul claro.

Mas claro, teve quem se destacou pelos tons marcantes.

 

 

 

Vitra

– Adornos

Os estilos de adornos que pudemos observar foram antagônicos, em alguns locais materiais mais naturais como barro e cerâmica predominavam, em outros, formas minimalistas mesclavam metalizados e pedra.

E aí  o que acharam do nosso giro pelo Isaloni 2019? Espero que tenham gostado do nosso olhar sobre a novidades de Milão!

 

Mais novidades em: https://www.instagram.com/traama.arq/?hl=pt-br