Vamos falar de personalização de apartamento comprado em planta hoje?

Quem não quer comprar um apartamento com um preço mais em conta e receber do jeitinho que sempre sonhou?

Se você precisa de tempo para se planejar a compra de um apartamento em planta é a opção perfeita para você.

Sabe-se que o investimento em um apartamento em planta costuma ser sempre mais barato que um apartamento pronto, além disso a forma de pagamento é mais flexível. Para melhorar esse cenário o apartamento que se compra em planta valoriza entre 20% e 50% (Dados segundo a Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção Civil).

Abaixo listaremos todo o necessário para se prestar atenção na hora de personalizar seu apartamento:

 

1- Contrate um arquiteto

Somos suspeitas para falar, mas aqui vai a dica mais importante desse post: Contrate seu arquiteto o quanto antes!

Afinal, como você vai saber qual personalização na planta do seu apartamento irão te atender da melhor forma sem o direcionamento de um profissional?

Aqui no escritório, temos uma etapa toda dedicada a esse briefing que se chama “ENTREVISTA DE PROGRAMA DE NECESSIDADES E ESTILO” nela conhecemos a rotina e gostos de cada integrante da casa e a partir dessa etapa é possível estabelecer as diretrizes que nortearão todo o projeto  de customização.

 

2- Atente-se aos prazos

Cada construtora estabelece um prazo máximo para o envio dos documentos de personalização de apartamento em planta e costuma ser muito tempo antes da entrega, viu?

Geralmente, é necessário se manifestar antes do início da construção das paredes do primeiro pavimento do edifício, isso porque a construtora precisa organizar a logística de mão de obra e a compra dos materiais necessários para viabilizar essa personalização.

 

3- Reúna todos os documentos necessários

Os documentos necessários variam muito do que cada construtora permite de customização.

Há aquelas que apenas disponibilizam a personalização da conformação das paredes e há aquelas que permitem que o comprador escolha seus revestimentos e até a forma como serão paginados nas paredes e piso, tudo isso estará previsto em contrato.

Em nossas últimas experiências com personalização a construtora necessitava das seguintes plantas e documentos:

-Memorial descritivo

Documento em que é especificado por escrito tudo que será mantido e tudo que sofrerá mudança, levando em consideração a sugestão da construtora.

Gostamos de dividir esse documento por ambiente, assim fica mais fácil identificar as mudanças em cada espaço do apartamento.

-Planta de Demolir e Construir

Apesar da construtora já oferecer algumas opções de plantas pré prontas, também é possível repensar o layout interno, desde que não aconteça a interferência em elementos estruturais do prédio como pilares ou shafts;

-Planta de Pontos Hidrossanitários

Caso seja da vontade do comprador, pode-se solicitar a mudança, acréscimo ou supressão de pontos de torneiras, bacia sanitária, chuveiros…

-Planta de Piso e Revestimentos

Esse é um dos pontos que mais varia de lançamento para lançamento.

Há as construtoras que aceitam receber ou comprar revestimentos e pedras que não estão especificados em seu memorial, mas pela nossa experiência o comum é que o comprador pode utilizar em sua personalização apenas os revestimentos previstos em memorial e contrato, caso o comprador não queira esses revestimentos, a construtora entrega paredes e piso sem acabamento e o proprietário instala os de sua preferência após a entrega das chaves.

-Planta de Pontos Elétricos

Essa planta é fundamental para compatibilizar todas as tomadas, pontos de rede, de antena e interruptores de acordo com o novo layout.

-Planta de Ar Condicionado

Se o apartamento terá um novo layout, nada mais justo que as evaporadoras também possam assumir outro local, caso seja mais conveniente na planta.

 

4- Custos

Todos esses serviços de personalização de apartamento em planta podem gerar custos adicionais ou não. Tudo vai depender do que está acordado em contrato e, claro, da quantidade de itens que se solicita para a incorporadora executar.

De toda forma, sempre achamos que vale a pena arcar com essas diferenças, pois evita-se passar por obra na entrega do imóvel, tornando sua experiência muito mais cômoda.

 

Gostaram das dicas? Comenta aqui se está pretendendo comprar um apartamento em planta e se a sua construtora personaliza!

Beeeijos,

Amanda Saback e Analu Veloso