Vamos começar com a pergunta que nao quer calar: Que tal um pouco de cor?

Se a resposta é: Sim. A gente tem umas dicas de ouro pra te dar.

Uma coisa é certa: a casa, o apartamento, o projeto tem que ter a sua cara. Então se você gosta de uma atmosfera mais alegre, apostar em colorir o ambiente com objetos decorativos, mobiliários, paredes, teto e ate piso pode ser uma boa opção.

 

Nossa regra principal na hora de começar qualquer projeto é pensar no todo, por isso não precisa ter medo de ousar, o importante é focar no equilíbrio.

 

  • Base Neutra com pinceladas de cor

O segredo para não deixar a decoração cansativa é apostar em uma base neutra de cores, (a gente sempre usa 2 tipos de paletas: a dos tons como o bege ou a dos tons de cinza). Os elementos da arquitetura como piso, teto e paredes levam essa paleta básica e as pitadas de cor ficam por conta de objetos decorativos, almofadas, quadros ou até mesmo alguma peça de mobiliário ou marcenaria.

Essa solução dá aquele toque moderno e te deixa livre para fazer mudanças mais fáceis quando der vontade.

Fachada do Restaurante Pinoli, mesas e cadeiras e uma placa em neon com o nome do restaurante

 

  • Roda de cores

Sabe aquele circulo cromático? Pois é, ele norteia quase todas as regras de combinações de cores.

Simplificando bastante, a gente costuma usar 3 regras básicas envolvendo a roda:

-Combinação Monocromática: Nessa combinação você pode usar e abusar daquela cor que você ama em seus diferentes tons. Por exemplo: se o azul é seu ponto fraco, dá para usa-lo em diferentes intensidades no ambiente.

-Combinação por Analogia: Usamos os tons que sejam vizinhos no circulo cromático.

Sala de atendimento de fisioterapia com armário degradê verde e piso emborrachado

-Combinação Complementar: Essa é uma das técnicas que mais gostamos de usar, e consiste em escolher tons opostos no circulo cromático. O resultado sempre fica bastante jovial e alegre.

O fundamental é lembrar do todo e harmonizar essas combinações com uma base neutra.

 

  • Paleta de Cores

Se você já tem uma quedinha por uma determinada combinação de cores, maravilha! O importante é observar se a paleta vai transmitir a atmosfera que você deseja.
Abaixo algumas inspirações de paletas que dão super certo.

-Amarelo cinza e preto

-Rosa e azul

 

  • Peça de destaque

Se você se apaixonou por um mobiliário estampado, ou um ladrilho colorido ou até mesmo uma obra de arte, nossa dica é tomar essa peça como ponto de partida e harmonizar os outros elementos do ambiente em relação a ela.

Use a regrinha da roda de cores ou da paleta de cores para não errar na combinação de tonalidades.

  • Contraste  

Enriquecer o ambiente através da união de elementos contrastante é um princípio básico da arquitetura e decoração, e desperta interesse e ritmo ao espaço. Dar destaque a um ou outro elemento, valoriza a composição como um todo.

 

E aí gostaram das dicas?!