A pergunta mais frequente que a gente recebe aqui no escritório quando vamos fazer apartamentos compactos, quitinetes e outros projetos com tamanhos reduzidos é: “e se não couber tudo que eu preciso?”

Otimizar, aproveitar, potencializar… a gente faz de tudo um pouco. O importante é focar nas soluções inteligentes, afinal cada metro quadrado é precioso.

Selecionamos algumas ideias que usamos com frequência na hora de projetar pequenos apartamentos, ou uma quitinete:

  • Integração é tudo

Quanto menos barreiras visuais forem criadas melhor.

Compartimentar um espaço, seja ele do tamanho que for, significa criar mais portas e espaços de passagem. Isso demanda área útil, que em espaços pequenos, fazem toda a diferença se perdidos, por isso, nesses casos, prezamos sempre pela integração completa do ambiente e procuramos dividi-lo o menos possível.

Projeto: Traama Arquitetura; Local: sudoeste, Brasilia; Fotos: Haruo Mikami
  • Nunca compre nada sem antes conferir o tamanho do espaço disponível que se tem no local.

Um mobiliário invadindo a passagem ou até mesmo um eletro desproporcional ao tamanho que ele deveria ocupar atrapalha muito a fluidez e praticidade de uso do ambiente. Afinal, tão importante quanto o espaço que o móvel vai ocupar é a passagem e fluxo que deve sobrar para garantirmos a funcionalidade do local.

Projeto: Traama Arquitetura; Local: sudoeste, Brasilia; Fotos: Haruo Mikami
  • Multiusos

Cama baú, sofá retrátil ou até mesmo um forno multifuncional, pode facilitar sua vida e lhe render mais espaço no pequeno apartamento ou quitinete, por isso invista sem medo em peças que desempenham mais de uma função.

Projeto: Traama Arquitetura; Local: sudoeste, Brasilia; Fotos: Haruo Mikami
  • Amplitude

Você já se deparou com um espaço que após passar por reforma parece ter aumentado muito sua área? Esse é o milagre da amplitude. Haha.

Muitos mitos norteiam essa questão da “amplitude”. Regras de como pintar paredes e tetos, de como alongar/ distorcer o espaço podem confundir verdadeiramente em como transformar um ambiente com cara de apertado em um espaço amplo.

 

Antes de focar em fórmulas prontas, o mais importante a se tomar nota e a regra número 1 é aproveitar ao máximo a luz natural no ambiente, depois disso, claro, temos o velhos aliados da amplitude, como o espelho, ou até uma paleta de tons mais claros, pode ajudar a trazer uma atmosfera mais leve.

Projeto: Traama Arquitetura; Local: sudoeste, Brasilia; Fotos: Haruo Mikami

Gostaram?

Deixem seu feedback e nos sigam nas redes sociais 😉

Tem mais sobre esse apê no: https://www.archdaily.com.br/br/909096/apartamento-ab-traama-arquitetura