Em homenagem ao aniversário de 60 anos de Brasília, hoje o post é dedicado a ela, a nossa capital modernista cheinha de riquezas que são motivos de inspiração (e muito orgulho) para nós e para tantos.

Queremos compartilhar um pouquinho do que achamos de mais legal por aqui, como obras arquitetônicas que venceram o tempo e até hoje são grandiosas referências, afinal, não é à toa que a capital é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

 

Um pouco da história de Brasília

Quando começamos a relembrar a história de Brasília e como tudo começou, não podemos deixar de mencionar o grande nome por trás dos traços urbanísticos: Lucio Costa.

De simples eixos, a capital nasceu. Descomplicada, fluida e tirando proveito do que tínhamos por aqui: um belo planalto.

Gif Eixos urbanos de brasília se transformando num croqui da cidade

Graças a esse traçado e a forma com que foi idealizado podemos afirmar: os brasilienses são presenteados diariamente com a beleza do céu da capital e somado a isso vemos como a arquitetura dá espaço para o verde. A harmonia do paisagismo e das construções, muda a forma como percebemos e vivemos os espaços.

 

Monumentos, paisagismo e arte

Agora quando o assunto é arquitetura, Oscar Niemeyer certamente é o principal nome por aqui. Isso porque os monumentos com maior relevância arquitetônica e histórica da cidade são de autoria dele. Criações como as listadas abaixo destacam-se pelo que representam, por serem verdadeiras obras primas da arquitetura moderna:

-Catedral Metropolitana

-Museu Nacional

-Congresso Nacional

-Palácio do Planalto

-Supremo Tribunal Federal

-Teatro Nacional

Teatro Nacional Brasília Brasil

Teatro Nacional Brasília (Foto: Amanda Rabelo)

-Palácio da Alvorada

-Memorial JK

-Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

Igrejinha Nossa Senhora Fátima Brasília Brasil arq design

Igreja Nossa Senhora Fátima Brasília (foto: Amanda Rabelo)

Igreja Nossa Senhora Fátima Brasília Brasil arq design

Igreja Nossa Senhora Fátima Brasília (Foto: Amanda Rabelo)

Em se tratando de paisagismo, Burle Marx ganhou nossos corações com um trabalho de beleza incontestável. Com vegetação nativa, compôs jardins e praças que viraram verdadeiras obras de arte. É dele:

-Praça dos Cristais

-Praça das Fontes no Parque da Cidade

-Projeto paisagístico da quadra modelo 308 sul

308 sul Brasília quadra modelo arq design

308 sul Brasília (Foto: Amanda Rabelo)

Além dos jardins de vários monumentos marcantes como Itamaraty, Palácio da Justiça e Teatro Nacional.

Palácio Itamaraty Brasília arq design

Palácio Itamaraty Brasília (Foto: Amanda Rabelo)

 

Para colorir e embelezar ainda mais nossa cidade, murais do artista Athos Bulcão realçam o concreto da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, do Congresso Nacional e até mesmo do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.

 

Vida Cultural

E falando sobre a vida social atual, Brasília, hoje oferece inúmeras opções culturais e lugares pouco explorados.

Uma das relíquias culturais da cidade é o Cine Drive In, o último da América Latina, e ainda muito valorizado por nós. Inaugurado em 1973 é um programa imperdível.

Cine Drive-In (Foto: Autor Desconhecido)

O Brasiliense é muito ativo e aproveita muito o parque da cidade, pra praticar esportes, relaxar e desestressar. O parque tem o urbanismo projetado por Lúcio Costa, arquitetura por Oscar Niemeyer e Glauco Campello e paisagismo por Burle Marx.

Independente dos defeitos e qualidades, sabemos que Brasília representou um marco para o país, que representou uma ideia pioneira no mundo, e por isso provoca, inspira e marca a história até os dias atuais.

Mas conta para a gente, o que acham da nossa capital? Quais os erros e acertos dessa grande utopia?