Fala pra mim, está pensando em redecorar sua casa mas anda perdido com a infinidade de possibilidades e estilos?

Pois eu te conto, você não é o único. Selecionamos alguns dos estilos mais em alta para você se inspirar, se descobrir e aplicar no seu cantinho, com muito bom gosto.

 

  1. Ahhhh o estilo Escandinavo

 

Super em alta hoje em dia, o estilo Escandinavo tem como principal característica o aconchego, a informalidade e a simplicidade.

Uma paleta de tons neutros, bastante branco, madeira e toques de cor traduzem o estilo. Alguns elementos como uma manta ou objeto de pelos e até mesmo um tapete bem fofo costumam ser bem característicos nessa tendência.Quarto escandinavo branco

 Projeto: Projekt Praga

   2.Minimalismo

 

Nesse estilo, o “menos é mais” é levado a sério. A ideia é ser prático, sem excessos, por isso adota-se um layout funcional, com poucos objetos, uma paleta de tons neutros e poucas texturas, transformando a sua casa em um local amplo e leve.

Ao contrário do que alguns pensam, esse estilo não tem nada de frio e sem graça, se bem executado, transmite uma elegância ímpar.

Sala de jantar branca com cadeiras pretas e bar em espelho

Projeto: Edmonds Lee

      3.Vintage

 

Se você se encanta quando passa por um antiquário, e acha o máximo a originalidade de uma peça com carinha de que viveu uns bons anos e resistiu ao tempo, bom, então o Vintage com certeza é seu estilo.

Além da exclusividade, as peças verdadeiramente antigas incorporam ao ambiente um ar de nostalgia ímpar.

Hoje em dia, uma tendência interessante e muito utilizada é mesclar esse estilo com o contemporâneo, por exemplo. Harmonizar peças antigas em um ambiente mais atual garante uma decoração inovadora.

Projeto: Zesty Meyers

   4.Retrô

 

Em uma releitura do passado, esse estilo traz peças elaboradas atualmente inspiradas em peças antigas.

Assim como no estilo Vintage, harmonizar o estilo Retrô com elementos contemporâneos é sempre uma boa opção e dá equilíbrio à decoração da sua casa, do seu apê ou de onde você quiser.

Sala de estar estilo retro com croncreto piso em parquê móveis pé palito e plantas

Projeto: Iná Arquitetura

      5.Clássico

 

Se você adora um ambiente sofisticado e carregado de objetos e texturas luxuosas, o Clássico é pra você.

Nesse estilo, a regra é focar no requinte, independente se a paleta de cores for mais neutra ou bastante carregada de cores. As formas rebuscadas no mobiliário, tecidos finos, o uso de elementos metalizados.

Uma dica importante para esse estilo é que não dá pra mergulhar de cabeça se sua casa não é tão ampla. Com um mobiliário geralmente generoso e muitos elementos e texturas carregando a decoração, para incorporar aquela cara de imponência que você quer, é necessário que o ambiente seja espaçoso.

Esse é um estilo, que se mesclado com o contemporâneo, fica incrível. Costumamos fazer uma releitura de elementos clássicos de forma mais simples, adoramos usar boiseries nas paredes, e pontuamos de forma comedida o ambiente com lustres de cristal e mobiliário mais rebuscado.

Projeto Cartelle Design

        6.Rústico

 

Por conferir um ar de aconchego e tranquilidade, o estilo Rústico vem se tornando cada vez mais popular não só nas fazendas e casas de campo, como também para dar aquele clima acolhedor aos apartamentos e casas na cidade.

Nesse estilo, elementos naturais como: pedras, tijolinhos, madeiras, palhas, linho e couro são muito explorados e harmonizados a uma paleta de tons terrosos e naturais.

Mobiliário antigo e desgastado costuma valorizar ainda mais a decoração, além de trazer mais personalidade ao espaço.

Arranjos com plantas são ótimos adornos para arrematar um espaço rústico e conferem o clima campestre necessário.

Projeto Débora Aguiar

    7.Industrial

 

Um estilo bem urbano, o Industrial é perfeito pra você que adora um espaço jovial e cheio de personalidade.

A mistura de materiais como o ferro e o concreto aparente dão o tom do estilo. Dependendo do seu gosto, você pode incorporar elementos rústicos, como a madeira de demolição.

Somado a isso, amplitude, muita iluminação natural, poucas divisórias, vigas, estruturas e tubulações aparentes reforçam ainda mais o estilo.

A paleta de cores não costuma variar muito além do preto e cinza.  Ousar nas cores em peças pontuais, como em artes, grafites, ou um mobiliário fica interessante também.

Projeto: Si Siccab Arquitetura; Foto: Mariana Orsi

 

    8.Contemporâneo

 

Neutro e prático, assim é o estilo Contemporâneo, que se mostra tão aberto à mescla com vários outros estilos.

Essa decoração é marcada pelo uso de revestimentos como madeira, serralheria, vidro, pedra e concreto. Uma paleta de tons neutra e pitadas de cores fortes no mobiliário e obras de arte finalizam a decor.

As linhas retas e formas puras reafirmam a ideia de compor um ambiente limpo e uma casa cheia de personalidade.

Projeto por Arquiteta Barbara Becker