Nos últimos meses, temos acompanhado a evolução dos impactos do COVID-19 em nossa sociedade. Como medida contra a rápida propagação, inúmeras empresas por todo o mundo, se adaptaram afim de evitar aglomerações no trabalho.
Essas mudanças, mesmo que perenes, aceleram uma reflexão mais profunda acerca dos espaços.
De forma forçada, estamos sendo instigados a sair da zona de conforto e criar novas soluções. E o resultado desse processo todo é a ressignificação dos espaços, que mesmo antes da crise de saúde, já vinham passando por modificações.
Claro, essa ressignificação acontece de modo geral, estamos reavaliando nossas casas e também os espaços públicos, mas em especial trataremos sobre os escritórios e locais de trabalho.
Trabalhar remotamente, já não é mais novidade. Uma pesquisa realizada pela empresa Citrix, com mais de 1900 executivos de 19 diferentes países, apontou que, em 2020, quase 90% das empresas devem oferecer alguma modalidade de trabalho remoto a seus funcionários.
Vantagens do Trabalho Remoto
A prática tem suas vantagens. Até o presente momento, as empresas que adotaram essas novas relações de trabalho, notaram aumento de produtividade e redução significativa de custos, pela ausência de gastos com espaço físico.
Já para os funcionários os benefícios mais citados com a flexibilização são a melhora na mobilidade e ampliação na qualidade de vida.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, em 2019, com mais de 2.000 pessoas nas principais regiões do Brasil apontou que a nova geração quer liberdade para trabalhar de onde e quando quiser.
As experimentações e inovações, no nosso jeito de trabalhar só foi possível graças ao aperfeiçoamento da tecnologia, que nos permite estar conectados todo o tempo, compartilhando e interagindo, mesmo à distância.
De modo que, percebemos o enfraquecimento ainda maior dos espaços corporativos particulares como conhecemos. Não só pela pandemia atual, mas pelas transformações que a sociedade tem sofrido ao longo dos últimos anos.
A transição para um trabalho remoto, seja em home office ou em coworkings, está cada vez mais próxima de se tornar uma realidade para uma grande maioria. Principalmente com plataformas que permitam a fluidez dos nossos escritórios.
Nossa experiência com o trabalho remoto
No nosso caso, sempre utilizamos o sistema de nuvem para acessarmos os nossos arquivos de maneira remota. Agora implementamos aplicativos de gerenciamento de projeto como o Trello. Dessa forma, mantemos toda equipe do escritório à par de tarefas, prazos e atualizações. As nossas reuniões passaram a ser via vídeo chamada.
A tendência é que os espaços acompanhem nossas transformações, que evoluam e se aperfeiçoem, para atender a nossas expectativas e nosso novo estilo de vida.
E vocês, quais estratégias e ferramentas estão utilizando para continuar exercendo a profissão de maneira remota? Conta pra gente!
Deixar um comentário