Essa matéria é para você que pretende alugar ou comprar um imóvel, mas não sabe por onde começar.
Modéstia a parte, ninguém melhor que um arquiteto para te contar quais critérios avaliar para ter a certeza de que o imóvel é ideal para você.
Ai você pode questionar: “Mas, gosto é relativo, o que funciona pra vocês pode ser que não funcione pra mim.”
Mas aí eu te respondo, caro leitor participativo deste maravilhoso blog arquitetônico: “depende” haha
Sim, gosto é relativo, mas tem certos critérios que independem de estilo pessoal, e é sobre isso que vamos falar hoje.
Fizemos uma lista dos itens que valorizam, ou desvalorizam um imóvel e que você P R E C I S A avaliar na hora de escolher seu lar.
Vamos lá?
1- Área
O primeiro critério a ser observado é o tamanho do imóvel e quantidade de quartos, claro.
Para fazer essa avaliação é preciso ter em mente quantas pessoas irão morar no imóvel, hoje e futuramente também.
Em caso de compra, avaliar a expansão da família é fundamental para evitar que se compre e tenha que revender em curto prazo de tempo.
A disposição desses ambientes também é muito importante, afinal de nada adianta ter uma cozinha integrada à sala se você não gosta dessa disposição ou quartos que não são suítes, caso você esteja à procura disso, por exemplo.
Esse cenário muda se você tem recursos financeiros e tempo disponível para fazer uma reforma e personalizar a planta, de acordo com suas prioridades.
Nesses casos, aconselhamos que se informe junto ao condomínio as regras em caso de obra nas unidades.
2- Iluminação
Um imóvel bem iluminado é um imóvel valorizado!
A insolação é um dos fatores mais importantes a serem avaliados na compra ou aluguel de qualquer imóvel, pois dita o conforto térmico dentro do espaço.
A dica aqui é: perceba para qual face o imóvel está voltado.
A orientação que garante muita incidência solar é o Norte, sendo assim, ter aberturas voltadas para esse sentido, pode garantir bastante incidência da luz solar e consequentemente economia de energia, já que não será necessário ligar as luzes no período do dia.
Outro fator a ser avaliado é: quais cômodos recebem essa incidência solar.
Em ambientes como quartos e sala o sol é sempre muito bem vindo. Já cozinhas, banheiros e áreas de serviço não necessitam tanto de conforto térmico, por se tratar de ambientes de permanência esporádica.
A intensidade com que os ambientes recebem o sol também deve ser avaliada, isso porque quando a exposição solar é demasiada, a vida útil de pisos, tapetes, cortinas e mobiliário é reduzida, além da necessidade do uso de ar condicionado para garantir conforto.
Já a falta de iluminação pode acarretar na proliferação de fungos e ácaros, para quem tem problemas de alergia não tem nada pior.
Que tal fazer uma visita ao imóvel em diversos horários do dia para avaliar isso in loco?
Apartamento MM por Traama Arquitetura
3- Ventilação
“Este imóvel é vazado”: tá aí uma das melhores frases pra se ouvir sobre um apartamento ou casa.
Mas que que isso significa? Eu te conto!
Quando as janelas estão em paredes paralelas e opostas, localizadas em duas fachadas do prédio, temos um “apartamento vazado”.
Na prática isso é maravilhoso, pois basta abrir as janelas que criamos ventilação cruzada, que nada mais é que uma boa corrente de circulação, onde o ar encontra janelas para entrar e sair.
Claro que, se o imóvel for muito compartimentado essa velocidade da corrente de circulação diminui.
Uma boa ventilação natural diminui muito a necessidade de sistemas de ventilação artificial como ar condicionados ou exaustores. Isso traz bem estar para os moradores, já que o conforto térmico é garantido.
Apartamento AB por Traama Arquitetura
4- Vista
Está aí um ponto que sempre “enche os olhos” de todos e com razão e deve ser muito bem avaliado.
Quem não quer acordar e apreciar uma ampla vista para a cidade, um parque, ou até mesmo belezas naturais como um lago ou o mar?
A vista é tão importante que apartamentos em andares mais altos são sempre mais caros que os de andares mais próximos ao térreo.
Ai você vai dizer: “Beleza, mas e se eu não tiver o recurso financeiro para focar apartamentos com mirante para a natureza? O que avaliar?”
Geralmente, observamos a questão da privacidade.
Se o imóvel ao invés de ter ampla área em sua frente tem, por exemplo, um outro edifício residencial, pode ser que a sua vista seja a janela de outros apartamentos.
A depender da distância entre esses prédios a privacidade fica muito prejudicada e isso precisa ser avaliado com cautela.
Apartamento EL por Traama Arquitetura
5- Área de Lazer
Piscina, brinquedoteca, quadra de esportes, área gourmet, academia, cinema… são apenas algumas das áreas de convivência que se pode usufruir.
Se você pretende comprar o imóvel, essas áreas de lazer são fatores de valorização e facilitam a revenda. Além disso é possível curtir momentos com segurança e ampliar os laços e convívio com os vizinhos.
E se você costuma receber grandes grupos de amigos e familiares e não tem uma área privativa generosa para comportar esses eventos, os espaços gourmet e churrasqueiras são ideais para esses momentos.
Agora, se você vai apenas alugar e não pretende usufruir dos espaços, aconselhamos reavaliar, pois prédios com área de lazer costumam ter um condomínio mais alto.
Brinquedoteca por Traama Arquitetura
(obs: se sentiu falta de falarmos sobre “Localização”, explico o porque não abordamos essa questão.
Sabemos que é um dos primeiros pontos a serem avaliados, mas como é muito relativo e independe de fatores “arquitetônicos”, que é o que focamos, deixamos esse de lado.)
Estamos curiosas: quais os critérios que você nunca deixaria de avaliar na hora de procurar por um imóvel?
Beeeijos,
Amanda Saback e Analu Veloso
Deixar um comentário