Sempre que vamos projetar um Consultório de Psicologia, encaramos o projeto como um verdadeiro desafio. Isso porque sabemos que a forma como o espaço se apresenta para as pessoas impacta no comportamento e induz as mais diversas sensações.
Os ambientes possuem um conjunto de características que, se bem trabalhadas afetam de maneira positiva na sensação de um paciente, trazendo aconchego, segurança e tranquilidade.
Atualmente, na região do Distrito Federal, não é necessária a aprovação da Vigilância Sanitária para se conseguir o Alvará de funcionamento de um Consultório de Psicologia, mas isso não exclui a necessidade de atendermos à todas as outras recomendações que garantem o bom funcionamento de um consultório, como dimensões mínimas de circulação e ventilação e iluminação dos espaços.
Abaixo citaremos, de acordo com nossa experiência nessa tipologia de projeto, o que não pode faltar em um projeto de Consultório de Psicologia.
1- Layout funcional
É fato que, as especializações e forma de abordagem do profissional da Psicologia, ditam a maneira como o layout será trabalhado.
As características dos pacientes influenciam e muito. Veja, se a área de atendimento do psicólogo é voltada para o público infantil, naturalmente um interior mais lúdico será uma boa pedida. Já se o profissional atende casais, teremos uma outra disposição e foco.
Temos casos em que os psicólogos aplicam testes e precisam de um apoio de mesa com cadeira para o paciente.
São inúmeros os jeitos de abordagem e apenas o próprio profissional da psicologia, poderá discorrer sobre o que precisa de mobiliário e como a disposição das peças irá influenciar em seu atendimento.
Por isso, essa fase é um trabalho em equipe entre o arquiteto e o psicólogo, e um bom briefing deve ser explorado.
Projeto de sala de atendimento de Consultório de Psicologia: Traama Arquitetura
2- Acústica bem trabalhada
A acústica está entre uma das primeiras preocupações de um psicólogo ao montar seuconsultório.
De fato, o paciente atendido precisa ter a certeza de que a única pessoa que está ouvindo seu relato é o profissional que contratou.
Além de haver a politica da confidencialidade do que se diz em uma sessão de terapia, é imprescindível que o paciente se sinta seguro para se abrir e falar o que quiser sem medo de estar sendo ouvido por outras pessoas.
Por isso, sempre adotamos um sistema de isolamento como paredes duplas com alguma lã com propriedades acústicas como a de pet, vidro ou rocha.
As portas também devem receber atenção especial e costumamos desenhá-las com folha dupla, de abrir e dotadas de borrachas em suas frestas.
Somado a isso, sempre nos valemos de algum sistema de som ambiente na recepção, para abafar qualquer conversa que ainda possa passar, mesmo com todos esses cuidados de isolamento tomados.
3- Iluminação aconchegante
A iluminação tem papel fundamental e influencia positivamente (ou negativamente) nas nossas sensações.
Uma luz suave confere ao espaço mais aconchego, enquanto que uma luz mais intensa pode sugerir um ambiente mais extrovertido e despertar um estado mais agitado nos pacientes. Por isso, quando projetamos Consultórios de Psicologia, sempre optamos por indicar uma iluminação amena, e se possível com temperatura de cor mais amarelada (entre 2700K e 3000K).
Um bom recurso a ser utilizado é a iluminação dividida em cenas. Isso permite mais flexibilidade para o profissional, que pode ligar mais ou menos luzes a depender da abordagem que terá com cada paciente.
Não podemos deixar de mencionar a iluminação natural, que deve ser explorada ao máximo sempre que possível, claro. Afinal ela é um excelente estímulo ao bem-estar físico e mental das pessoas.
Projeto de sala de atendimento de Consultório de Psicologia: Traama Arquitetura
4- Paleta de Cores neutras e frias
Diversos estudos permeiam o universo das cores e a simbologia e influência por trás de cada uma deve ser levada em consideração na hora de se eleger uma paleta para um Consultório de Psicologia.
Sim, as cores representam e estão muito além de uma mera preferência estética.
Cores consideradas quentes (como os tons de vermelho, amarelo e laranja) provocam agitação e dinamismo, por outro lado as chamadas cores frias (azul, verde e roxo) trazem tranquilidade, leveza e suavidade.
Não atoa, a identidade visual dos espaços e logomarcas de negócios na área da saúde possuem predominância dos tons frios, afinal a transmissão da sensação de calma que essas cores passam é muito bem-vinda nesse ramo.
Projeto de sala de atendimento de Consultório de Psicologia: Traama Arquitetura
5- Mobiliário confortável e resistente
Os pacientes passam um período considerável de tempo sentados ou deitados e não devem sofrer qualquer desconforto que divirja suas atenções da terapia, por isso um mobiliário confortável é fundamental.
A resistência também é fator predominante na hora de se escolher os móveis. Roupas que arranham os tecidos e até calçados nos estofados estão entre algumas das queixas dos psicólogos, sobre danos recorrentes ao mobiliário durante os atendimentos.
Esses danos são compreensíveis já que o consultório é tratado como um lugar de relaxamento, e os pacientes são livres para fazer uso de poltronas, chaises e sofás como se sentirem mais contáveis.
Projeto de sala de espera de Consultório de Psicologia: Traama Arquitetura
Sabemos que a arquitetura de interiores, principalmente em um espaço em que se trata de assuntos psíquicos, deve ser tratada com muito cuidado, afim de transmitir a atmosfera ideal para um atendimento de qualidade. O mais importante dentre todos esses fatores é ter sensibilidade.
Se você está montando um Consultório de Psicologia e precisa de ajuda, conte pra nós qual sua maior demanda e dificuldade. De certo, poderemos te ajudar!
Beijocas,
Amanda e Ana Luiza
Deixar um comentário