Clínicas de Fisioterapia são espaços em que profissionais se dedicam a preservar, desenvolver ou restaurar a integridade dos órgãos, sistemas e funções das pessoas.
A Fisioterapia é uma área vasta logo, um espaço voltado para esse fim, pode variar muito sua forma de uso, a depender da especialização do profissional.
Um exemplo simples é a idade dos pacientes que o fisioterapeuta atende, se for voltada para crianças, um espaço mais lúdico com equipamentos para esse público serão o foco.
São inúmeros os jeitos de abordagem e apenas o próprio profissional, poderá falar sobre o que precisa de equipamentos e como a disposição das peças irá influenciar em seu atendimento.
Por isso, essa fase é um trabalho em equipe entre o arquiteto e o fisioterapeuta, e um bom briefing deve ser explorado.
Fizemos uma lista abaixo o que não faltou em nenhum dos nossos projetos que saíram do papel de clínica de Fisioterapia.
1- Local adequado para guardar equipamentos
Clínicas de Fisioterapia, em sua maioria, possuem muitos equipamentos dos mais diversos tipos, formatos e tamanhos.
Rolos, bolas, rampas, esteiras, barras e por aí vai, sendo assim, organização é fundamental!
Armários, prateleiras e suportes especiais são algumas das soluções que devem ser adotadas para guardar equipamentos de forma otimizada, para que o atendimento com o paciente seja o mais fluido possível.
Projeto NP por Traama Arquitetura e Design
2- Espaço para evolução e conversa com o paciente
É fundamental que o profissional tenha, além do ambiente para atendimento, um espaço destinado para um bate papo ou para evolução de um paciente.
Nossa sugestão é simples:
-Se o atendimento é humanizado, o layout deve ser composto como em uma sala de estar: sofá, poltronas e uma mesa de apoio em que o profissional possa apoiar o computador;
-Se o atendimento é mais padrão: 1 mesa com cadeira de rodízio para o fisioterapeuta e 2 cadeiras para interlocutor bem confortáveis.
A dica de ouro é observar as circulações: mínimo de 0,80m a partir da mesa, para que a pessoa possa puxar a cadeira e sentar com conforto. Se der para caprichar na circulação e colocar 1,20m melhor ainda.
Nessa sala, se houver maca, para avaliação de paciente, aconselhamos instalar cuba e torneira com água fria.
De uma olhadinha na norma RDC 50 de 2002, que é o guia para projetos hospitalares.
Atualmente, na região do Distrito Federal, não é necessária a aprovação da Vigilância Sanitária para se conseguir o Alvará de funcionamento de uma Clínica de Fisioterapia, mas isso não exclui a necessidade de atendermos à todas as outras recomendações que garantem o bom funcionamento de uma clínica, como dimensões e áreas mínimas dos espaços, ventilação e iluminação dos espaços. (Leia mais sobre como aprovar projeto de clínica na ANVISA DF https://traama.com.br/aprovar-projeto-de-arquitetura-na-anvisa/)
Projeto 8S por Traama Arquitetura e Design
3- Mobiliário confortável na sala de espera
O conforto dos móveis na recepção merece atenção redobrada nesse tipo de clínica, isso porque os pacientes que aguardam nesse espaço podem ser pacientes que estão passando por um tratamento de reabilitação, ou que passam por complicações, sendo assim não devem sofrer qualquer desconforto durante o período de espera.
Projeto 8S por Traama Arquitetura e Design
4- De olho na iluminação adequada
Quando projetamos Clínicas de Fisioterapia, sempre optamos por indicar uma iluminação funcional, a temperatura de cor que indicamos é a branco quente 3000K.
Um bom recurso a ser utilizado é a iluminação dividida em cenas, isso permite mais flexibilidade para o profissional, que pode ligar mais ou menos luzes a depender da abordagem que terá com cada paciente.
A iluminação natural deve ser explorada ao máximo sempre que possível, afinal ela é um excelente estímulo ao bem-estar físico e mental das pessoas.
(Leia mais sobre truques de iluminação que valorizam o espaço https://traama.com.br/iluminacao-para-valorizar-a-sua-casa/)
Projeto NP por Traama Arquitetura e Design
5- Ventilação otimizada
Na RDC 50 de 2002, que é o guia para projetos hospitalares, é permitido atender em espaços que possuem apenas ventilação mecânica, como ar condicionado, por exemplo.
No entanto, sabemos o quanto a ventilação natural traz benefícios para o conforto térmico, a renovação do ar ajuda no bem estar dos usuários do espaço, além de promover a economia com gastos de energia, afinal quanto mais arejado é o ambiente, menor a necessidade do uso do ar condicionado.
Por isso, sugerimos sempre optar por espaços em que se pode aproveitar ao máximo esse recurso.
Projeto 8S por Traama Arquitetura e Design
Tem alguma dúvida sobre o assunto? Manda pro nosso email o deixe aqui nos comentários! (contato@traama.com.br)
Beeeijos,
Amanda Saback e Analu Veloso
Deixar um comentário