Dog da Igrejinha Aeroporto de Brasília
Brasília, 2020
Essa unidade do Dog da Igrejinha está localizada em um nobre ponto na praça Pick Up em frente ao desembarque do Aeroporto Internacional de Brasília. O local em que o quiosque está instalado fica entre o estacionamento e o Aeroporto e possui grande fluxo de pessoas 24 horas por dia.
Quando começamos a projetar essa nova unidade tínhamos em mente a vontade de projetar não só um quiosque comum, mas de reformular toda a identidade visual do empreendimento para traduzir em arquitetura a história que o Dog da Igrejinha carrega consigo.
Para contarmos um pouco das referencias, antes, precisamos contar um pouco sobre o Dog da Igrejinha.
Ele começou em 1998, com uma barraquinha simples na quadra modelo de Brasília, a famosa 308 sul, ao lado da icônica Igreja Nossa Senhora de Fátima, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer com azulejos exclusivos desenhados por Athos Bulcão.
Não podíamos deixar de nos inspirar nessas referencias tão brasilienses do início do Dog da Igrejinha, na intenção de que os transeuntes do Aeroporto reconhecessem o empreendimento através de sua arquitetura e cores.
O programa é simples, contendo 3 ambientes: salão, atendimento e cozinha.
Setorizamos os mesmos de forma fluida apenas nos utilizando de serralheria e diferentes cores de revestimento.
Optamos por utilizar no piso do salão um azulejo azul escuro que também vai nas paredes e no teto, por ser um ambiente menos controlado e mais suscetível à sujeira. Já o atendimento foi marcado pelo uso de azulejo branco.
A serralheria em preto, que emoldura o balcão de atendimento e de refeição, não vai até o piso, conferindo mais leveza à fachada.
O espaço que poderíamos utilizar foi preestabelecido pela administração da Praça e a construção deveria possuir exatamente 5x5m. Afim de destacar o empreendimento e chamar a atenção dos pedestres que por ali transitam, elaboramos uma fachada marcante, com chapa metálica perfurada, fazendo alusão ao desenho dos cobogós, elemento arquitetônico marcante na construções da cidade.
A parte superior da loja possui leve inclinação, inspirada na laje na Igreja, cujo local presenciou o nascimento do Dog da Igrejinha.
Os azulejos de Athos Bulcão instalados na Igreja Nossa Senhora de Fátima, nos tons de azul, preto e branco ditaram toda a paleta de cores da nossa intervenção.
Durante o desenvolvimento do conceito e escolhas de revestimentos e paleta, foi levado em consideração tanto a atemporalidade e versatilidade da construção, quanto sua fácil reprodução em outros lugares.