Coworking Clipping Office
Brasília, 2019
Este coworking de 130m², localizado no Setor de Rádio TV Sul de Brasília, tinha uma planta toda compartimentada por paredes e corredores que conferiam ao espaço a sensação de fechado, pequeno e pouco iluminado.
Nossa intervenção foi considerável, uma vez que buscávamos por dinamismo, por um ambiente que incentivasse a criatividade, a colaboratividade e fosse livre das habituais regras dos espaços corporativos.
Afim de explorar a iluminação natural e a amplitude, nossa solução foi demolir as paredes existentes e criar um layout mais fluido com divisórias em metal, madeira e vidro.
Somado a isso, a remoção do antigo forro em gesso, revelou uma lindíssima laje nervurada, que foi incorporada à nova identidade do coworking.
Na recepção, ao fundo do balcão das recepcionistas, desenvolvemos uma configuração simétrica de esquadrias em vidro e portas que dão acesso às principais salas de reunião.
Optamos por desenvolve-las nesse local, por serem ambientes de grande fluxo, dessa forma o controle e acesso ficaria facilitado.
Para deixar o ambiente menos monótono, as divisórias em madeira possuem várias funcionalidades e além de delimitarem o espaço, servem como banco, espaço para ambientação, e ainda nos permite colocar em destaque o verde das plantas.
Uma espera confortável com sofá, poltrona e balcão para o café também integram a recepção, que acaba desenvolvendo o papel de espaço de descompressão, por possuir um layout bastante aconchegante e integrado, permitindo trocas entre os profissionais e visitantes.
Em um canto um pouco mais reservado, ainda na recepção, criamos um local com mesa e cadeiras para que seja possível trabalhar e fazer reuniões rápidas. Ao fundo desse espaço, contemplamos uma sala privativa.
A copas e os banheiros foram locados próximo ao coworking, que usariam com mais frequências esses ambientes.
A simplicidade das paredes brancas e do concreto dos pilares e laje harmonizam-se perfeitamente aos elementos amadeirados e paleta de tons neutros dando coerência e criando uma identidade visual repleta de atemporalidade.