Casa KA
Brasília, 2021
Imersa no centro da cidade de Brasília, Brasil, a Casa KA representa uma arquitetura que vai muito além de materiais luxuosos e está pautada na valorização de uma planta bem resolvida e funcional, no estudo do conforto térmico, na apreciação da luz e ventilação natural.
A simplicidade dos cheios e vazios, das formas, dos traços precisamente alinhados criam movimentos na arquitetura da casa e unem-se perfeitamente aos materiais que dão vida às fachadas. Na fachada principal, as aberturas mimetizam-se às ripas e conferem um visual mais limpo e privativo à entrada da casa, já na fachada posterior grandes panos em vidro permitem explorarmos a vista do jardim e aproveitarmos a entrada de luz natural.
O terreno não possuía uma inclinação muito acentuada, por isso optamos por locar a edificação mais próxima a via de acesso, essa solução nos permitiu ganhar mais espaço ao fundo do lote, otimizando assim o jardim e área de lazer.
O início do fluxo se dá pela possibilidade de dois acessos: o de serviço que vai direto para a lavanderia e cozinha e o social que conduz com fluidez o morador à sala ou à escada, que foi posicionada precisamente logo em frente à porta de entrada permitindo que o acesso a parte íntima de forma mais ágil.
Um dos principais pontos que nortearam a concepção do layout foi a localização da cozinha, que deveria ser o coração da casa, utilizada no dia a dia pela família e integrada com a área de lazer para ser local de reunião em momentos de descontração com amigos.
Na sala, o pé direito duplo, a escada helicoidal e a adega, harmonizam-se perfeitamente e protagonizam o espaço. As grandes aberturas em vidro permitem que o ambiente seja inundado por muita luz natural durante todo o dia e se torne um espaço de conforto e aconchego para todos.
Na área externa, em busca de uma arquitetura atemporal, a escolha de poucos revestimentos mantém o ambiente livre de excessos. As portas em vidro controlam a integração do ambiente com o pátio e a piscina e reforçam a importância da permeabilidade visual.
O foco na funcionalidade e na harmonia do simples trazem a solidez de uma arquitetura pensada em cada detalhe, em que todos os elementos tem um motivo em serem concebidos e que apenas o essencial adiciona valor.