Apartamento DL
Brasília, 2020
Localizado no bairro Asa Norte, em Brasília, Brasil, esse apartamento deu espaço a duas gerações de famílias contarem suas histórias.
O atual proprietário, que hoje vive no apartamento com sua esposa e filho, passou toda sua infância no local, quando morava com seus pais. As árvores, que hoje fazem sombra e presenteiam as janelas com lindas copas cheias de folhas verdes, foram plantadas ainda pequenas muitos anos antes pelo pai do dono do imóvel.
Antes da intervenção, o apartamento era muito compartimentado com paredes em alvenaria, revestimentos escuros e antigos caracterizavam as áreas molhadas e o layout não atendia às necessidades do casal, por isso, fizemos uma renovação completa, repensando todos os fluxos e estilo.
O projeto priorizou a funcionalidade dos espaços, a amplitude que a integração proporciona, a valorização da luz natural e a apreciação pela história de elementos importantes que caracterizavam o apartamento, como seu piso em taco de madeira natural, um clássico na arquitetura dos apartamentos da cidade modernista em que está inserido.
O ponto de partida para um layout mais prático foi a integração sala e cozinha, demolimos a parede e o depósito que separavam os ambientes, e assim o apartamento ganhou uma dimensão mais ampla, aprimorando a ventilação. Unir os espaços em um só foi solução fundamental para que o casal recebesse os amigos e família com conforto.
O grande desafio que surgiu a partir dessa intervenção foi a integração entre os pisos da sala e cozinha. Na área social mantivemos o taco em madeira e o mesmo não poderia continuar na área molhada, por isso especificamos um ladrilho hidráulico terracota para esse ambiente de trabalho, revestimento mais indicado para esse uso e com uma paleta que não destoou do piso em madeira.
Na sala, o banco em concreto em balanço circunda o ambiente e agrega dinamismo ao espaço por incorporar funções diversas, ora funcionando como bancada de apoio, ora como assento.
O antigo banheiro de serviço deu espaço a um banheiro master mais amplo e o banheiro social também teve seus contornos redefinidos que otimizaram ainda mais o espaço útil do quarto do casal.
O terceiro quarto se tornou um escritório e teve sua área reduzida para dar lugar a uma sala de jantar. A quina em vidro é o charme do ambiente e reforça a beleza e conceito de permeabilidade visual adotada em todo o apartamento.
Em todo o momento, o que nos norteou na criação do projeto foi a busca por uma arquitetura leve, que impactasse de forma positiva a vida dos novos moradores, sem deixar de lado o respeito que tínhamos pela história do apartamento.
.